top of page

Inovação?


Inovação, este é o tema!

Mas como milhões de outros textos existentes sobre o assunto, este também não será inovador.

Repetição é o sentimento que encontramos ao sermos bombardeados com textos, reportagens e frases sobre o tema inovação.

 

Inovação? Eu acho muito interessante o fato de algo que representa o novo ser sempre descrito utilizando os mesmos argumentos.

 

"A minha ferramenta é melhor, minha metodologia funciona, tenho um processo revolucionário, agora é a hora de aplicarmos isso", olha a frase pronta deste grande inovador, e assim seguimos tentando inovar por meio da defesa de bandeiras. Confesso que não consigo embarcar nestas fórmulas prontas.

No meu ponto de vista, não tem certo ou errado, apenas diversas opções para conduzir a situação, sendo que o nobre está na capacidade de diagnosticar a demanda com precisão para estruturar as melhores ações e soluções. O maior valor está no fato de que a realidade sempre estará lá fora: no mercado, nos seus clientes, nas melhores instituições, na vida real.

[Se] inovação é quando geramos de alguma forma valor, se para gerar valor precisamos ir até o fim na implementação do que é proposto, se o que foi proposto precisa resolver o problema ou atender um desejo de um grupo relevante, se este grupo relevante precisa conhecer a solução proposta e adotar a mesma para desta forma reconhecer e remunerar o valor...

[Então] a inovação precisa de muitas contribuições para ter sucesso, o novo mundo é colaborativo e aqui entram as colisões. Colisões de ideias, de visões, de culturas, da forma de resolver algo. As colisões com clientes, com o mercado, com concorrentes, com novos entrantes, com outras frentes que em um primeiro momento não tem nada haver com seus objetivos. A colisão irá permitir conhecer os problemas existentes em um determinado segmento de mercado e também definir opções de soluções para resolver os mesmos.

Próximo passo são as iniciativas e possíveis falhas. Aqui é importante uma excelente comunicação para alinhar as expectativas de todos os envolvidos, pois pequenas falhas são positivas quando bem utilizadas!

Após boas falhas e acertos, é hora de remodelar os planos e implementar a solução com foco em atender a necessidade de "time to market" dos seus clientes. Execução perfeita e empática com as necessidades dos clientes é mandatória.

Esta solução precisa ganhar escala e para isso, o Back Office precisa estar pronto para suportar este crescimento, uma vez que você conseguiu ter algo bom nas mãos, não pode decepcionar os futuros clientes no momento da primeira experiência.

O cliente gostou? Você conseguiu com que seu cliente remunere a sua solução conforme esperado? Se sim, parabéns! Você fez uma inovação.

Política, economia, problemas externos e etc.? Desafios sempre vão existir, vai da inteligência na estratégia de estruturação desta inovação às ações para mitigar o ambiente externo.

Só não é aceitável não tentar.


Artigos Recentes
Arquivo
bottom of page